quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Um jeito de falar típico do Piauí que arranca 'gargalhadas'

LIVRO vem sendo produzido desde 2006 e já está à venda em livrarias da cidade
  
O jeito de falar tipicamente piauiense serviu de inspiração para o cartunista Joaquim Monteiro, que está lançando o livro "Dê gaitadas a folote com o Piauiês". O título do livro já é um convite e a pretensão do cartunista é alcançada ao longo das 51 páginas que reúnem 52 cartuns. Em cada um deles, os balões com as falas dos personagens  traz expressões muito ouvidas por aqui, algumas desconhecidas em outros estados. E é para não causar tanta estranheza aos demais leitores, que o professor de artes teve a preocupação de escrever o significado de cada expressão.
"A temática do livro é o 'piauiês' e ele vem sendo produzido desde 2006. Já faço cartuns há algum tempo e dessa vez decidi juntá-los num livro", explica Joaquim Monteiro dos Santos, chargista, cartunista e designer gráfico amador. Ele conta que já participou de três edições do Salão de Humor do Piauí com suas criações. Para compor o livro, o chargista revela que sua fonte de pesquisa foi a enciclopédia do Piauiês, do jornalista Paulo Cunha. No entanto, os diálogos também são resultados daquilo que ele ouve na rua, em contato com o povo.
Um dos diálogos do livro cita o B-R-O-BRÓ, bem conhecido pelos piauienses como o período mais quente do ano. Esse calor é evidenciado no cartum que reproduz uma senhora se "abanando" e dizendo "Eita quintura do diango! Naaam!". Em outro exemplo, um dos personagens aparece dizendo "Atrasei porque meu carro deu o prego". Por aqui, a expressão "deu o prego" é usada para dizer que o carro quebrou. A expressão "estribado" - que significa cheio da grana - também tem lugar no livro. E os exemplos não param por aí, aparecem ainda: liso fedendo a Teresa (sem dinheiro), trepeça (traquinagem), passamento (mal súbito), deu na fraqueza (deu sono), pé-de-pano (mais conhecido como o 'Ricardão') e não se bula (não se mexa).
Os trabalhos de Joaquim Monteiro também podem ser conhecidos através do blog www.cartunage.blogspot.com. O livro pode ser encontrado nas livrarias universitárias dos dois shoppings de Teresina. A publicação está sendo vendida por R$ 10.

http://180graus.com/cultura/um-jeito-de-falar--tipico-do-piaui-que-arranca-gargalhadas-469122.html