sábado, 15 de outubro de 2011

Meu livro é destaque no Portal AZ

Professor de Artes lança livro com cartuns que revelam costumes piauienses

sábado, 15 de outubro de 2011 • 14:39

Por Karllene Costa
Fotos: Rômulo Maia


O professor de Artes Joaquim Monteiro está lançando o livro “Dê gaitadas a folote com o piauiês”. Admirador dos costumes regionais, o professor reuniu nesta obra cartuns que revelam as tradições e as expressões mais utilizadas pelos piauienses. Há cerca de um ano, Joaquim vem trabalhando na construção do livro. De acordo com ele, “não é difícil desenhar quando o tema é um que a gente gosta”.

Em alguns cartuns, o artista utilizou o duplo sentido. A ideia para mexer com o humor do leitor e “arrancar sorrisos em todas as oportunidades”. Além desses trabalhos com duplo sentido, o livro também conta com desenhos que mostram a cultura piauiense e resgata dialetos que eram usados pelos mais velhos e que atualmente caíram no esquecimento. “Existem muitas expressões que os nossos pais e avós usavam que hoje a gente quase não escuta mais. E no livro, o leitor vai poder se deliciar com o resgate dessas expressões.”, explica Joaquim Monteiro.

O livro “Dê gaitadas a folote com o piauês” contém 52 cartuns e foi confeccionado com recursos do próprio autor. Ao ser questionado pelo Portal AZ sobre a Lei A Tito Filho, Joaquim disse que tentou angariar os benefícios concedidos pela norma, para outro projeto que tratava do uso de ditados populares, mas não conseguiu nenhum apoio e por isso resolveu partir para uma ideia que ele mesmo pudesse finalizar.

Com uma tiragem de 1000 exemplares, o artista está vendendo o livro por R$ 10,00. Os interessados em adquirir a obra devem ligar para 86-9452-3087 ou mandar um email para joaquimcartuns@hotmail.com. E para quem quiser conhecer um pouco mais os trabalhos do artista é só visitar o www.cartunage.blogspot.com. Também é possível encontrar Joaquim Monteiro através das redes sociais Orkut: Joaquim Cartunista, Facebook: Joaquim Cartunista e Twitter: @JoaquimCartuns.

Um comentário:

Evilanne disse...

Parabéns, Joaquim! Mais e mais sucesso com seus cartuns =)